
A partir de julho de 2025, os posts públicos de contas profissionais no Instagram passaram a ser indexados pelo Google. Agora o seu conteúdo pode aparecer nas buscas, mesmo para quem nunca ouviu falar da sua página. Mas o que isso muda na prática?
A maior vantagem é que seu perfil ganha visibilidade fora do Instagram, ou seja, seu conteúdo pode ser encontrado por potenciais clientes no Google e seus posts viram verdadeiros mini-anúncios orgânicos com alcance mais duradouro.
E como otimizar seus posts para aparecer nas buscas e vender mais? Há algumas regrinhas a serem seguidas.
- Use perfil profissional e público;
- As legendas ganharam mais importância: elas devem ter palavras-chave logo nas primeiras linhas;
- Escreva o alt text (texto alternativo) das imagens com termos relevantes;
- Use hashtags específicas e estratégicas para o produto ou serviço que está vendendo;
- Marque a localização nos posts (muita gente esquece essa parte e isso sempre foi importante, agora será mais ainda);
- Inclua chamadas para ação claras (CTA: “Link na bio”, “Chama no WhatsApp”, “Compre agora” etc.)
- E, não menos importante (esse vai dar um trabalhinho): revise conteúdos antigos mas que ainda são relevantes. Caso eles estejam longe do padrão, podem até atrapalhar sua imagem nas buscas.
Na prática, essa mudança tem o potencial de transformar ainda mais o Instagram em uma ferramenta de SEO e vendas. Quem entender isso agora, vai sair na frente. Se você trabalha com marketing digital, redes sociais ou vendas online, vale a pena revisar sua estratégia de conteúdo e pensar em “Google + Instagram” como um combo poderoso!